.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

UEPB recebe comitiva búlgara e inicia processo de parceria para intercâmbio com a Universidade de Sófia


 
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu na manhã de sexta-feira (22) a visita de uma comitiva de professores da Universidade de Sófia, da Bulgária, para uma primeira conversa que possibilite uma parceria de intercâmbio entre as duas instituições. O reitor Rangel Junior se reuniu com os professores Danail Danov, Madeleine Danov e Yana Andreeva, que vieram conhecer a estrutura da UEPB, bem como demonstrar interesse em uma proposta de trabalho conjunto que tenha como objetivo desenvolver atividades que envolvam docentes e estudantes de ambas universidades.


Os professores búlgaros se surpreenderam com a estrutura, organização e desenvolvimento pedagógico da UEPB, uma vez que a primeira atividade deles foi uma conferência em Guarabira, durante a quarta-feira (21), que contou com a participação de alunos e professores do curso de Letras/Português e Letras/Inglês, do Câmpus III. A visita dos docentes búlgaros ocorreu no âmbito dos acordos de mobilidade acadêmica, patrocinados pelo programa Erasmus+, pertencente à União Europeia, voltado para a educação, formação, juventude e desporto.

Professor Rangel Junior demonstrou entusiasmo com a visita da comitiva e confirmou que, no que depender da Administração Central, essa aproximação tem tudo para dar certo, uma vez que a UEPB tem intensificado seu processo de internacionalização nos últimos anos, por entender que esta prática é fundamental para o processo de qualificação do ensino e da proposta de investimento na formação continuada dos professores. “Vemos com muito bons olhos esse processo de parceria com a Universidade de Sófia, uma das mais antigas da Bulgária, e no que depender de nós possibilitaremos para que esse intercâmbio aconteça”, disse o reitor.


O coordenador de Relações Internacionais da UEPB, professor Cláudio Lucena, também participou da reunião e explicou que esse primeiro momento é de aproximação para que as instituições se conheçam e possam começar a pensar em projetos em comum. Ele destacou que dois professores da UEPB irão até a Universidade de Sófia, no segundo semestre desse ano, para um intercâmbio através das oportunidades ofertadas pelo Erasmus+, para também conhecer as práticas acadêmicas naquela instituição e, a partir daí, começarem a pensar no desenvolvimento de atividades tanto para alunos como para professores. “Eles têm um programa de estudos em línguas que é referência e nós podemos pensar em construir algum programa nesse sentido”, afirmou.

Professora de Literatura Americana, Madeleine Danov, ficou bastante satisfeita com a receptividade em sua passagem pela UEPB e destacou o potencial que as duas universidades têm para estabelecer parcerias que vão além das Ciências Humanas. Ela apontou a atuação em outras áreas que podem ser exploradas, uma vez que a ideia de um trabalho pedagógico que seja transdisciplinar se aproxima ao modelo desenvolvido pela Universidade de Sófia. “Nos impressionamos muito com o que vimos na UEPB. Temos interesse em atividades que sejam voltadas não somente para os professores, mas também para os estudantes’, disse Madeleine, com a tradução da professora Yana Andreeva.


Também participaram da reunião a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Maria José Lima; o coordenador geral de pesquisas, professor Carlos Henrique Salviano, além de professores do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade, do curso de Letras do Centro de Humanidades e integrantes da Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da UEPB.

Informações: http://www.uepb.edu.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário