.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

29 de Maio, Parabéns Geógrafo !



No dia 29 de maio, é comemorado o dia do geógrafo, esse que é sem dúvidas um profissional extremamente importante na vida e no desenvolvimento de uma sociedade. Formado em geografia, o geógrafo pode optar entre o bacharelado ou a licenciatura, apesar de algumas diferenças curriculares que vão diferenciar na sua atuação, todo profissional formado em geografia torna-se um geógrafo.

Geógrafos Licenciados - os geógrafos que optarem pela licenciatura, estarão aptos a lecionar a geografia no ensino fundamental e médio e até mesmo no ensino superior, quando estes tenham Especialização, Mestrado ou Doutorado.

Geógrafos Bacharéis – os geógrafos bacharéis, quando formados devem ser inscritos no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, desta forma ele ira trabalhar exarando pareceres técnicos. Esses pareceres podem ser nas mais diversas áreas, como por exemplo: Estudos de impactos socioambientais, planejamento florestal, planejamento urbano, estudos para conter problemas erosivos (voçorocas), entres outros.

Portanto, o geógrafo tem, uma grande importância na sociedade contemporânea, já que ele estuda, analisa e busca compreender a produção e sobre tudo as transformações, do espaço, e as relações do homem com o meio natural, fazendo sempre a abordagem da inteiração sociedade e natureza.

Certo dia, ouvimos do Mestre Hélio de Oliveira Nascimento, que é Professor titular do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, quando ele falou em sala de aula, “Se o gestor bem soubesse, ele teria um Geógrafo na sua equipe de trabalho”.

Realmente, quando analisamos algumas problemáticas enfrentadas por diversas cidades, temos a real compreensão do que o Mestre Hélio falou, pois se tivesse um geógrafo nas equipes de trabalho desses municípios tais problemas teriam sido previstos e consequentemente evitados.  

Diante disto, cabe a nós, enquanto sociedade, valorizar o geógrafo e seu trabalho. Parabéns Geografo.

Por: Nilson Pereira
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário