.

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

DETRAN-PE e GAC realizam ação educativa




Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – GAC é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu da necessidade de garantir o atendimento às crianças e adolescentes com câncer no Hospital Universitário Oswaldo Cruz – HOC, com um tratamento humanizado.


Hoje (17), o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito e Diretoria de Engenharia e Fiscalização, em parceria GAC, levou para o HOC, ação educativa. Foi apresentado as crianças, daquela unidade hospitalar, o Caminhão da Turma do Fom-Fom com teatro de fantoches e jogos interativos, além de cama elástica, pula-pula, piscina de bolinhas, lanches e doação de presentes, ofertados por grupos de apoio.  

O Caminhão da Turma do Fom-Fom, conta com televisão, som, jogos educativos, material de folheteria, pufes, cadeiras e teatro de fantoches, tendo como foco sensibilizar crianças sobre as regras de segurança e condutas adequadas para a promoção de um trânsito seguro e humano. As crianças do GAC assistiram uma esquete encenada com fantoches e receberam revistas da Turma da Mônica e cadernos de atividades.


Já os agentes de trânsito montaram um minicircuito reproduz ruas, faixas de pedestres, placas, semáforos, entre outros, e contou com minicarros elétricos para crianças de 05 a 08 anos, quando os agentes ensinaram as regras de trânsito, simulações práticas, conscientização ambiental e importância da coletividade. Além disso, a fiscalização levou duas motos e uma viatura para que as crianças conhecessem os veículos utilizados nas Operações do Órgão, quando puderam tirar fotos com os agentes de trânsito.


O paciente José Henrique, 5 anos, fez todo o circuito e, segundo ele, achou ótimo porque dirigiu um “carro de verdade”. “Eu aprendi que temos que parar para as pessoas atravessarem na faixa de pedestres, respeitar os velhinhos e a bicicleta”.


A Presidente do GAC, Oncologista Pediatra, Dra. Vera Morais, disse que ação desse tipo é de muita importância porque as crianças de hoje é que irão tornar o trânsito mais humanizado e respeitoso no futuro. Ela destacou ainda que, toda doação recebida pelo GAC/PE, seja dinheiro ou produtos, é revertida para o atendimento à criança e o adolescente com câncer, de forma direta (medicamentos, alimentos, higiene, fraldas, exames, desenvolvimento de projeto) ou de forma indireta (refeições para os acompanhantes, cestas básicas, manutenção do prédio, manutenção da equipe de trabalho, manutenção de projeto de geração de renda).


Fotos: Paulo Maciel - Imprensa - DETRAN-PE




Nenhum comentário:

Postar um comentário