.

sábado, 27 de junho de 2020

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe faz cronograma do fumacê para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti




Preocupada com a propagação de arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) por conta do aumento das chuvas nos últimos meses, a Secretaria de Saúde está realizando a dispersão de inseticidas, popularmente conhecido como fumacê. 

Para auxiliar nessa dispersão, a Secretaria realizou um cronograma com os bairros e datas em que o fumacê passará. Destaca-se que as datas podem ser alteradas de acordo com as chuvas, pois se chover o fumacê não poderá passar.

É importante destacar, de acordo com Kaio Magnum, coordenador de vigilância ambiental, o número de mosquitos não está diretamente relacionado com o número de casos pois “os larvicidas tem vários efeitos no mosquito, pode deixar ele estéril onde não irá mais se reproduzir e nem transmitir, ou deixa sem voar ou sem o bico para picar” complementa Kaio.

O fumacê é uma ação de combate apenas ao mosquito adulto e não a larva. Por isso, recomenda-se que todos os habitantes não se descuidem dos cuidados necessários para eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti. Cabe a cada morador evitar objetos que acumulam água parada e manter limpos seus quintais.

Além do fumacê, a Secretaria de Saúde já realiza o trabalho focal, que é a aplicação de larvicidas diretamente locais com águas paradas para eliminar possíveis criadouros.

Dados

De acordo com a Vigilância Sanitária, com a atualização da manhã de 23/06,  foram confirmados 2 casos de dengue e 11 de chikungunya. E há 100 casos investigados de dengue e 56 de chikungunya. 


Cronograma do fumacê

22/06
São Miguel, Nova Morada e São José

23/06
Bela Vista e Santa Tereza

25/06
Cruz Alta e Rio Verde

26/06
São Cristóvão e Centro

30/06
Bairro Novo e Arco Verde 

01/07
Vila do Pará e Oscarzão 

02/07
Palestina e Malaquias 

03/07
Neco Aragão, Gavião e Armando Aleixo

07/07
Jaçanã e Acauã

08/07
Santo Agostinho e Pedra Branca

09/07
Malhada do Meio

10/07
Polis Pacas e Cohab

14/07
Nova Santa Cruz, Dona Lica I e Dona Lica II

15/07
Dona Dom e São Jorge 

16/07
Poço Fundo 

17/07
Pará



Nenhum comentário:

Postar um comentário