.

sábado, 13 de junho de 2020

V GERES / Campanhas de vacinação contra Influenza e Sarampo seguem nos municípios do Agreste


Postos de saúde vacinam grupos prioritários até 30 de junho


Enquanto a maior parte das atenções estão voltadas para o enfrentamento ao Covid-19, não podemos esquecer que outras doenças e vírus também devem ser combatidos. O alerta vem da V Gerência Regional de Saúde (V GERES), através do PNI (Programa Nacional de Imunização), com sede em Garanhuns, e abrange 21 municípios do Agreste Meridional. A Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza foi prorrogada até o final deste mês de junho, e a campanha contra o Sarampo continua nos postos de vacinação.


Segundo Doraci Santos, do PNI regional,  as pessoas adultos de 20 a 49 anos de idade podem procurar as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) dos municípios, levando o Cartão SUS, até o dia 30 de junho. Até quem já tomou a vacina e está com a carteira de vacinação em dia pode se vacinar novamente.


Já a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza para grupos prioritários foi prorrogada também até 30 de junho. A gestora regional de saúde, Catarina Tenório, alerta para a importância desta vacinação, já que alguns sintomas são parecidos com o Covid-19, o que possibilita diagnósticos mais assertivos nos hospitais. "Não há melhor forma de combate aos vírus que termos a população imunizada. Enquanto não temos a vacina para Covid-19, temos para Influenza e outras doenças, por isto é importante que todos os grupos prioritários atendam o chamado dos órgãos de saúde" - explica a gestora.


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até o momento, mais de 2,1 milhões de pernambucanos já foram imunizados. Contudo, cerca de 1,4 milhão ainda precisam receber a dose, que protege contra três tipos da influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B.

  
INFLUENZA / Grupos prioritários: Crianças dos seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; adultos dos 55 a menos de 60 anos; professores; idosos; profissionais da saúde; forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; pessoas com comorbidades e pessoas com deficiências.


SARAMPO / Grupo prioritário: Adultos dos 20 aos 49 anos de idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário