.

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

1ª Exposição de Artesanato, Cultura e Culinária da Magana foi um sucesso!



A primeira Exposição de Artesanato, Cultura e Culinária da Magana foi um verdadeiro sucesso, na oportunidade o público presente, pôde conferir um pouco da história e cultura da Magana. Através de um extenso acervo de fotografias que remontam a história da Magana, relembrando muitos daqueles que contribuíram para o atual desenvolvimento do lugar.

 

Quem visitou a exposição também teve a oportunidade de provar as delícias da culinária local, principalmente os doces, bolos e tortas. Vale destacar que boa tarde dessa culinária foi fruto de cursos realizados através da associação, onde diversas pessoas se qualificaram e hoje conseguem uma renda extra através desse trabalho.



Também através de cursos de qualificação, outras pessoas da comunidade, apresentaram suas técnicas na confecção de artesanato, como o artesanato conhecido popularmente de fuxico, e as bonecas de tecidos. Os visitantes puderam comprovar a qualidade e a técnica das artesãs locais.

 


Outro ponto importante da exposição foi à parte cultural, tendo como ponto principal o lançamento do terceiro livro da escritora Roseli Queiroz, que é filha da Magana, e tem trilhado um belo caminho literário, já tendo publicado dois livros e agora lançou o seu mais novo trabalho o livro "O som da Alma em Palavras".


 

A exposição também destacou algo muito importante na vida da sociedade, a EDUCAÇÃO, e neste sentido foi exposto um mural com fotografias com dezenas de pessoas da comunidade que tem formação Superior, e várias outras com formação técnica. Ao todo foram 33 pessoas, formadas ou cursando o ensino superior ou técnico.


"Isto é muito importante para comunidade, principalmente, para os nossos jovens, que sirva de exemplo, e que futuramente a Magana tenha mais pessoas formadas, sem dúvidas isso interfere positivamente na vida da comunidade", disse o presidente da Associação Isaías Gregório.



Entre essas pessoas encontramos: Professores de Geografia, História, Educação Física, Matemática, Português/Espanhol, Pedagogos, além de Engenheiros, Médicos Veterinário, Psicóloga, Enfermeira, e Técnicos em Enfermagem, entre outros.

 

É importante destacar que algumas dessas pessoas já foram além, da graduação, muitas delas já tem Pós-graduação, e até gente cursando Mestrado.    


Ainda na parte cultural, a exposição mostrou algo importante da comunidade, no que diz respeito ao Futebol, pois, a Magana sempre foi conhecida por apresentar boas equipes, sendo destaque no futebol amador de Santa Cruz do Capibaribe. 


Já na parte religião foi apresentado, um pouco da presença da Igreja Evangélica na comunidade, hoje a Magana tem duas igrejas evangélicas, a Igreja Congregacional (a pioneira), e mais recente a Primeira Igreja Batista Filadélfia Missão Evangélica Novo Israel.

 


À noite o evento prosseguiu com a reunião da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Magana e Porteiras, que mais uma vez demonstrou sua organização e seu trabalho em busca de dias melhores para o homem do campo.




Um comentário: