.

domingo, 1 de maio de 2022

Em Garanhuns, Raquel Lyra participa de encontro com produtores de leite do Agreste


A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, participou, nesta sexta (29), em Garanhuns, de um encontro com produtores de leite de diversos municípios do Agreste. A tucana ouviu as demandas do setor, que apontou a falta de incentivo do estado para o segmento. O Agreste é responsável por 60% do leite produzido em Pernambuco. A deputada estadual Priscila Krause, o vice-prefeito de Paranatama e pré-candidato a deputado federal, Claudeilson Oliveira o ex-prefeito de Garanhuns, Izaías Régis e a ex-prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida também participaram da agenda.

 

“Vamos ajudar a gerar emprego em Pernambuco, porque não pode ser bom para um só, tem que ser bom para todos. Precisamos alimentar esse arranjo produtivo tão forte no nosso estado e fazer a construção de um projeto permanente. A gente defende sempre que, quando se fortalece as pessoas onde elas vivem, para que elas não precisem abandonar o que fazem, o que se identificam, a gente pode continuar produzindo a riqueza local”, ressaltou Raquel Lyra.

 


 A falta de água, os custos altos com a energia elétrica, e a ausência de incentivos foram alguns assuntos debatidos no encontro. “As indústrias não estão buscando o leite produzido no Agreste. O custo está altíssimo para a produção. Estamos produzindo mais do que as indústrias recebem. Para elas, é mais vantajoso importar de outros estados porque falta uma política que olhe para a nossa bacia leiteira”, destacou o produtor Moshe Dayan Fernandes. 

 

Entre as propostas do setor, estão o incentivo para que os municípios do estado comprem o leite de Pernambuco para a merenda escolar e a reestruturação de órgãos, como o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). 

 

A deputada estadual Priscila Krause defendeu uma política tributária aliada à geração de emprego e renda. “Ao ouvir as demandas e propostas dos produtores, constatamos, mais uma vez, a ausência  de uma visão integrada de desenvolvimento do estado e a falta de incentivo  para o segmento”, afirmou. 

 

“Infelizmente não temos o apoio do estado na nossa bacia leiteira, que é tão importante para a nossa economia, não só no Agreste, mas em Pernambuco inteiro”, frisou o ex-prefeito de Garanhuns e pré-candidato a deputado estadual, Izaías Régis. 

 

Para a ex-prefeita de São Bento do Una e pré-candidata a deputada estadual, Débora Almeida, “há uma falta de incentivo e as fiscalizações sanitárias também são feitas de forma que causam problema, porque cada órgão diz uma coisa". "A gente só quer condições para trabalhar e que o estado não atrapalhe", afirmou.

 

Rádio Marano - No final da tarde, Raquel Lyra concedeu entrevista à Rádio Marano FM, ainda em Garanhuns. Na ocasião, a pré-candidata ao Governo de Pernambuco falou que o sentimento de abandono é real, do Litoral ao Sertão.

 

 

Assessoria de Imprensa do PSDB-PE

Fotos: Tiago Calazans 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário